AS MARCAS DA HERANÇA COLONIAL EM V. S. NAIPAUL

Rodrigo Conçole Lage
(UNIFSJ)

Resumo: Este artigo pretende examinar a relação entre a vida e a obra do escritor V. S. Naipaul. Examinando como sua vida é afetada pelo fato de ter nascido em uma sociedade poscolonial, e as marcas que a herança colonial deixou, podemos analisar como isso reflete em sua obra. Apresentamos também uma ampla bibliografia de suas traduções e de sua fortuna crítica em português.   

Palavras-chave: V. S. Naipaul, literatura poscolonial, mimetismo.

 Os estudos referentes à literatura poscolonial recebem cada vez mais destaque no meio acadêmico brasileiro; autores estrangeiros têm sido muito estudados e aos poucos a literatura brasileira começa a ser examinada dentro desta ótica, mas ainda há muito a ser feito. Nós podemos dizer que  “a literatura pós-colonial, provavelmente, tem inicio após a segunda guerra mundial sendo definida por Elleke Boehmer (1995) como “uma literatura que se identifica com o movimento de resistência para transformação de sociedades que passaram pela experiência colonial”” (RAMOS, 2009, p.2). Deve-se salientar que existem diferentes definições do termo poscolonial. Alguns entendem que o termo “não se refere a um fenômeno somente temporal, ao período após a independência política de uma nação. Trata, porém, de modo mais abrangente, do resultado do contato do confronto, que se deu a partir do momento da colonização”   (GONÇALVES, 1998. p. 241).

Assim, ela será produzida por duas categorias de escritores: os que imigraram das ex-colônias para as antigas metrópoles e aqueles optaram por se manter em seu próprio país. Deve-se destacar que, literariamente falando, suas obras diferem estilisticamente, e nos próprios temas, de modo que se deve evitar aprisionar a literatura poscolonial em um estereótipo reducionista (como vemos ocorrer, por exemplo, quando se fala do realismo mágico). Assim, cada autor deve ser lido dentro de sua própria individualidade, e na forma como cada um lida com essa herança colonial.     

Nesse artigo examinaremos as relações entre a vida e a obra de V.S. Naipaul com o objetivo de, observando alguns aspectos importantes da sua formação, refletir sobre a herança colonial foi usada na construção de sua literatura. Analisando como a relação colono X colonizador – e a tentativa de transformar alguns colonos numa imitação dos colonizadores – estão presentes em sua obra; como elas ainda marcam nossa sociedade e são elementos importantes dentro da literatura poscolonial.

O autor e sua obra

Vidiadhar Surajprasad Naipaul, mais conhecido no Brasil como V.S. Naipaul, escritor agraciado com o prêmio Nobel de literatura em 2001, nasceu na cidade de Chaguanas – Trinidad e Tobago – no dia 17 de agosto de 1932.

O seu avô, originário de Uttar Pradesh, desembarcou em Trindade, por volta de 1882, como trabalhador contratado. O pai de Vidiadhar, Seepersad Naipaul influenciou a decisão do filho em tornar-se escritor e o ajudou a definir o seu estilo e os seus temas. Seu pai, embora educado para se tornar um pundit (figura religiosa indiana), foi colaborador freelancer no jornal Trinidad Guardian. Ele produziu também alguns contos, dentre os quais se destaca “They named him Biswas”, que inspirou o nome do protagonista de Uma Casa para o Sr. Biswas (BOLFARINE, 2010c, p. 114).

Famílias de emigrantes tendem a perder, ao longo das gerações,  suas raízes culturais (língua, religião e outros elementos). Com algumas exceções, a substituição paulatina, em maior ou menor grau, da cultura do país de origem pela do país em que passam a habita faz parte da vida dos imigrantes. Como argumenta Bolfarine: “aos poucos, as tradições religiosas e os costumes sociais vão sendo postos de lado à medida que novos vão sendo incorporados” (BOLFARINE, 2011, p. 12) e com a família de Naipaul não foi diferente, como veremos a seguir. A questão da aculturação é um dos elementos comumente abordados na literatura poscolonial, estando presente em sua obra. Vemos esse tema, por exemplo, como um dos pontos centrais de Os Mímicos, quando aborda a infância de Ralph Singh, na segunda parte da obra.

Este também será o tema principal do romance Uma Casa para o Sr. Biswas. Ali se discute, como um dos temas centrais, a tentativa de preservação da cultura de origem e o fracasso dessa tentativa (BOLFARINE, 2010c, p. 115). É preciso salientar o  caráter autobiográfico do livro, presente em toda sua obra, por ser um traço importante da literatura poscolonial. Naipaul, “inspirado nas figuras familiares de sua infância, especialmente a do pai, reconstrói um período de sua vida” (GAY, 2009, p. 105); reconstrói com o objetivo de representar uma situação muito comum na vida dos imigrantes oriundos das ex-colônias e nas sociedades pós-coloniais.

Uma das consequências do processo de aculturação, dessa tentativa de transformar o colono numa imitação do colonizador,  é o problema do desenraizamento (como no personagem central de Os Mímicos, por exemplo) gerado na vida dos que passaram pela experiência colonial e abandonaram sua pátria. Romar Rudolfo Beling, ao estudar o desenraizamento, e seus efeitos psicológicos no personagem  Ralph Singh, adota a definição que Tzvetan Todorov “atribui a este termo: de um indivíduo que, em virtude de sua conturbada experiência pessoal, não consegue mais se sentir ligado a uma determinada sociedade, e que nem sempre dá conta de solucionar esta angústia” (BELING, 2005, p. 5). Esse é um tema importante da literatura pós-colonial, presenta também na vida de muitas pessoas vindas das colônias, e por isso fundamental para a análise dessas obras.

Ralph Singh confirma, em mais de uma ocasião (inclusive em sua infância e adolescência), a tomada de consciência quanto à sensação de deslocamento, ao desconforto e ao estranhamento em relação à comunidade da qual faz parte. “Sentia apenas a inutilidade, o absurdo de toda e qualquer tentativa de salvar aquelas pessoas, já reduzidas à condição de corpos”, salienta (p.136), em seu olhar de adolescente na ilha (BELING, 2005, p. 5).

Podemos então dizer que o uso de elementos autobiográficos é um fato importante dentro da literatura pós-colonial. Pode-se dizer que alguns autores sentem necessidade de trabalhar tais relatos como matéria ficcional seja para um tipo de catarse dessas experiências; seja como uma forma justificação, ou explicação, para sua crítica à herança colonial; ou porque elas foram tão marcantes que o autor sente necessidade de expressá-las.

Os elementos autobiográficos são importantes em sua literatura, mas não se pode esquecer que sua obra é literária, e que os elementos biográficos são trabalhados literariamente (se confundindo com a ficção). Assim, seus livros não são,  literariamente falando, relatos autobiográficos, no sentido usual do termo,  ou obras memorialísticas.

Trata-se então de um livro que se baseia na realidade factual, mas enquanto ficção, é obra imaginativa e, ainda conforme o autor, não contempla uma verdade literal, porém é historicamente verdadeiro no que tange aos indivíduos em questão, isto é, refere-se à família do autor, pai, mãe, irmãs e ele próprio” (GAY, 2009, p. 106).

Naipaul estudou em Trinidad, no Queen’s Royal College. Sua educação foi o padrão de educação colonial para a criação de uma classe dominante a serviço do colonizador.

[...] o facto de, em Trinidade, Naipaul ter frequentado uma escola claramente moldada segundo esses princípios orientadores, uma escola onde o ensino era em inglês e apenas e exclusivamente sobre coisas inglesas. Os livros escolares vinham de Inglaterra, como nos diz Naipaul, juntamente com o arenque fumado e as latas de leite condensado, a Illustrated London News e os clássicos das edições Collins, todos eles ícones de uma imagem de Inglaterra que a metrópole exportava para os quatro cantos do Império. A sua experiência na escola ficou-lhe como “um estudar colonial cego e obsessivo” (Naipaul, 1999: 14), a que Naipaul obedientemente se submetia com o objectivo não só de passar nos exames, mas de obter classificações que lhe dessem acesso a uma bolsa para estudar em Inglaterra. Fugir à pequenez de Trinidade, ir para a grande metrópole, tornar-se escritor, era já o sonho de Naipaul enquanto criança (MATOS, 2003, p. 178).

Analisando o tipo de educação recebida por ele podemos compreender como o processo de colonização atuava. Havia o objetivo de criar uma classe de colonos que, por meio da educação, pensava m e agiam como os colonizadores, se vendo como pessoas distantes de seu próprio povo (ao qual muitas vezes passavam a desprezar devido ao “atraso” em que se encontravam).  Com isso, atuavam como dominadores de seu próprio povo, a serviço do colonizador. Portanto, a língua e os costumes não podem ser vistos apenas como um instrumento civilizador. Eles são importantes instrumentos de dominação do colonizador (BOLFARINE, 2011, p. 84). Contudo, ao mesmo tempo, criam uma espécie de abismo entre a realidade do colonizado e a cultura adquirida do colonizador (BOLFARINE, 2011, p. 86).

Esse abismo pode produzir um efeito contrário ao que foi pretendido e, observando a literatura de Naipaul, podemos dizer que ele reflete esse fato: o conhecimento adquirido foi usado como ferramenta para denunciar e criticar essa herança colonial e seus efeitos na vida dos, agora, ex-colonos. Esse resultado, contrário aos objetivos,  é algo a que o colonizador está sempre sujeito. Afinal, a educação também é um instrumento de libertação – como Paulo Freire sempre defendeu em sua obra –, o que não significa a exclusão de toda influência.

Apesar disso, Naipaul “é famoso nos círculos intelectuais por supostamente “virar as costas para seu povo de origem”, ao declarar que se vê como escritor inglês e por apoiar políticas anti-imigração na Europa” (Aurélio, 2010). Assim, é preciso se conscientizar de que, por mais que se liberte, permanece certa influência da educação recebida (o que pode levar a atitudes contraditórias), e Naipaul não é uma exceção:

O que Naipaul aprendeu em Trinidade deveria ser, segundo o ponto de vista de Macaulay, apenas o suficiente para o tornar útil como súbdito do Império Britânico. Isto é, os habitantes do Império eram educados para serem “bons súbditos coloniais”. E não há dúvida de que, em muitos aspectos, Naipaul aprendeu bem a lição. Quantas vezes encontramos, na sua obra, referências à “segurança” do mundo colonial, um “mundo fixo” (Naipaul, 1998: 207) e estável, constituído pelo colonizador e pelo colonizado, cada um possuindo aparentemente uma identidade imutável e inquestionável, cada um com o seu devido lugar no conjunto? Muitas vezes; há quem diga que vezes de mais (MATOS, 2003, p. 179).

Além disso, as questões referentes à educação colonial e seus efeitos na formação do  indivíduo foram transformadas, por ele, em um tema literário e adquiriram um papel importante em sua obra.

Outro aspecto a ser destacado, como consequência da educação recebida e do fato do Caribe ter sido colonizado, é o das influências literárias de Naipaul. Assim como da literatura portuguesa, e da tradição literária ocidental recebida por meio dela, nasce uma literatura  brasileira,  a inglesa teve uma papel semelhante na caribenha e isso inclui a de Naipaul (BOLFARINE, 2011, p. 29).   

A presença da cultura caribenha em sua obra é outro elemento que merece destaque. Mesmo com a forte presença de elementos culturais indianos (provenientes do país de origem de sua família) e da cultura inglesa (advindas da educação colonial) existe a presença de elementos de uma terceira cultura, a cultura caribenha (provindas do país em que nasceu). Um exemplo é a forte presença do Calipso (um gênero musical caribenho) na obra Miguel Street e como ele foi utilizado tanto como um recurso literário como um instrumento de crítica a algumas características do colonialismo (BOLFARINE, 2010b).

Ele obteve a bolsa e, em 1950, vai para a universidade de Oxford, se radicando em Londres após se formar. Em Londres Naipaul iniciar sua carreira literária, e em 1961 publica Uma Casa para o Sr. Biswas. Apesar de viver na Inglaterra, e se ver como um escritor inglês, ele é um escritor caribenho e deve ser olhado dentro do cânone da literatura caribenha. Mariana Bolfarine, ao estudar essa questão, afirma:

[...] V.S. Naipaul está inserido em um momento muito específico no contexto literário do Caribe, o período de 1950 a 1965, referido como o ‘boom’ da literatura caribenha. Este ocorreu em função da emigração de um número significativo de escritores para Londres, que se tornou a capital literária do Caribe. Vidia, como é também conhecido, pertenceu a uma geração de escritores indianos expatriados que eram porta voz para um público, dentre o qual poucos eram seus compatriotas. Grande parte das obras produzidas entre 1948 e 1958 formou o “Cânone Literário do Caribe” (DONELL, 1996) do qual, além de V. S. Naipaul, fazem parte escritores como George Lamming, Wilson Harris, Derek Walcott, entre outros. O fenômeno da emigração da colônia para a metrópole não é exclusivo do Caribe, porém é importante notar um contexto histórico com causas econômicas e políticas específicas, pois grande parte de emigrados do caribe britânico e outros locais do antigo império eram recrutados para Grã-Bretanha a fim de fornecer mão de obra para as indústrias, após a Segunda Guerra Mundial. (DONELL, 1996). (BOLFARINE, 2010c, p. 114).

Assim, um escritor precisa abandonar seu país e obter sucesso na metrópole para, de certo modo, legitimar sua carreira de escritor e, consequentemente, legitimar o valor literário de sua obra. Consequentemente, a literatura colonial é vista como um apêndice da literatura metropolitana. O Brasil é um exemplo desse fato pelo fato de sua literatura ser vista como um apêndice da portuguesa (FELINTO, 1995).

Do ponto de vista temático, ao observar diferentes aspectos de sua obra vemos não só elementos, que poderíamos chamar de “sérios”, mas também o humor, como uma presença importante em sua obra. Fato assinalado por Eunice Terezinha Piazza Gay, no artigo “A linguagem do humor e a produção de sentido no romance Uma casa para o Sr. Biswas, de Naipaul”, e por Nair María Anaya Ferreira, no artigo “El sentido del humor en las três primeras novelas de V. S. Naipaul”.

Mas, não só nos temas estão presentes questões referentes ao poscolonialismo. A própria forma de narrar esta inserida nesse contexto. Bolfarine, em sua dissertação diz que “segundo Robert Fraser, o narrador onisciente, que ele chama do “the third person singular”, que narra na terceira pessoa do singular, é uma característica de romances escritos durante o processo da poscolonialidade” (BOLFARINE, 2011, p. 51)
  
Todos os elementos, anteriormente citados, são importantes e recorrentes em sua obra. Mas, um exame mais detalhado de seus livros permite o estudo de outras questões como, por exemplo, a metaficção (BOLFARINE, 2011), o espaço (GONÇALVES, 1998; BOLFARINE, 2011), questões de gênero (AGUIAR, 2011). Tais questões não serão aqui examinadas por fugirem, em maior ou menor grau, do assunto e ultrapassarem os limites de um artigo. Contudo, são importantes para uma melhor compreensão de sua obra.
     
Voltando a sua biografia vemos que Naipaul foi nomeado, em 1990, cavaleiro da rainha Elizabeth. É outro fato que merece destaque ao permitir uma analise da mentalidade da monarquia inglesa a partir da ótica poscolonial. Podemos ver esse ato pela mesma ótica que determinou o processo de educação, durante o período colonial, apesar do fim deste período.

Em 1996 casa-se com a inglesa Patricia Hale, que faleceu em 1996 devido a um câncer. Dois meses depois ele se casa com uma jornalista paquistanesa, Nadira Khannum Alvi, com quem vive até hoje. Apesar da vida conjugal de Naipaul abrir espaço para a análise de algumas questões importantes referentes às relações de gênero, e como elas se apresentam em sua obra, isso fugiria ao nosso tema. Portanto, não abordaremos a questão nesse artigo, ficando em aberto para posteriores estudos.

No que se refere às premiações vemos que recebeu o prêmio Booker Prize em 1971; o David Cohen de literatura, em 1993; e, em 2001, o Nobel de Literatura. O Nobel pode ser visto não só como o reconhecimento do valor literário de sua obra, mas também o da  forma como trabalha a questão da herança colonial: “V.S. Naipaul mistura “narração e observação incorruptíveis em suas obras, que fazem ver a presença da história suprimida”, segundo a Academia Sueca” (SOARES, 2001).

Todavia, tal fato não significa que sua obra não esteja livre de críticas ou que todos a vejam dessa forma:

Pelo fato de sua obra ser considerada satírica, pungente e controversa ele foi acusado diversas vezes de impor valores pós-coloniais às sociedades de terceiro mundo. O escritor já incitou à ira do Caribe e de leitores que vêem a sua obra como distorções das sociedades de terceiro mundo. Alguns críticos, como Edward Said e Derek Walcott, afirmam que a visão de Naipaul   raramente vai além de um diagnóstico paralisado de defeitos já conhecidos da vida moral, social e política dos países que ele visita. (BONFARINE, 2011, p. 10)

Tais críticas devem ser examinadas não só a luz da própria trajetória literária de Naipaul, mas também dentro da de seus críticos. Não se pode, por exemplo, olhar a crítica de Said sem encaixá-la dentro de suas reflexões sobre as relações entre Ocidente e Oriente.


Sua obra consta de algumas dezenas de livros, com um grande número de traduções para o português (vide bibliografia), se comparado a outros ganhadores do prêmio Nobel de Literatura[1][1] (como Claude Simon, Patrick White ou Jacinto Benavente, por exemplo). Sua obra é composta de livros de ficção, de viagem, ensaios, o volume de cartas Between Father and Son: Family Letters e o volume autobiográfico Reading & Writing: A Personal Accoun. Se seus romances tem grande receptividade, por outro lado, seus livros de viagem geram muitas críticas pelos temas controversos que aborda (BOLFARINE, 2011, p. 14).

Dentre estes livros destaca-se a obra Os Mímicos. Sua importância deriva não só de suas qualidades literárias, ou por reunir uma série de elementos recorrentes em toda sua obra, mas também pela importante contribuição dada aos estudos pós-coloniais. Ela forneceu  “[...] à crítica dos Estudos Pós-Coloniais o termo “mimetismo” para designar essa “imitação imperfeita” que o colonizador exige do súbdito colonial...” (MATOS, 2003, p. 179).

Conclusão

Lançando um olhar sobre a biografia de Naipaul nós podemos não só conhecer melhor sua obra, vendo nela os reflexos de sua vida, mas entender melhor como o sistema colonial funcionou e os efeitos até hoje presentes. As questões aqui apresentadas, e as referencias aos estudos sobre a literatura poscolonial, devem ser vistas como uma introdução para os que se interessarem sobre a vida e obra de Naipaul e a literatura poscolonial.

Bibliografia

AGUIAR, Josélia. Machismo de Naipaul faz rir, dizem críticas. Folha de São Paulo, São Paulo, 11 jun. 2011.
ALANÍS, Tomás Bernal. Las tierras imaginadas: las otras voces de Naipaul. Tema y Variaciones de Literatura, México. 2011, n. 35, p. 185-197. Disponível em: <http://espartaco.azc.uam.mx/UAM/TyV/35/220562.pdf>.
AURÉLIO, Daniel Rodrigues. O escritor e seus lugares: hibridismo e identidade cultural na trajetória de V.S. Naipaul. Revista Filosofia, n. 21, 2010. Disponível em: <http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/21/imprime179377.asp>.
BELING, Romar Rudolfo. Perder-se de si mesmo: o desenraizamento em Os mímicos, de V.S. Naipaul. Anais do Anais II Colóquio Leitura e Cognição, Santa Cruz do Sul, 2005, p. 1-9. Disponível em: < http://www.unisc.br/portal/images/stories/mestrado/letras/coloquios/ii/mimicos.pdf >.
BOLFARINE, Mariana. A (des)integração da África pós-colonial em A Bend in the River de V.S. Naipaul. Acta Scientiarum Language and culture, Maringá, 2010a, v.32, n.1, p. 61-66. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/4737/4737>.
__________. O Calipso: identidade e narrativas em Miguel Street de V. S. Naipaul. Revista Litteris, Rio de Janeiro. v. 5, 2010b. Disponível em: < http://revistaliter.dominiotemporario.com/doc/CALYPSO_MARIANNA.pdf>.
__________. História e ficção em Uma casa para o Sr. Biswas. Raído, Dourados, v. 4, n. 7, jan./jun. 2010c, p. 113-123. Disponível em: <http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/524/525>.
__________. Espaço e metaficção em A house for Mr. Biswas, de V. S. Naipaul. f. 146. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-26092011-123338/pt-br.php>.
FELINTO, Marilene.  Berlim cria cátedra de literatura brasileira, Folha de São Paulo, São Paulo, 19 jun 1995. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/6/19/ilustrada/8.html>.
FERREIRA, Nair María Anaya Ferreira. El sentido del humor en las tres primeras novelas de V. S. Naipaul”, Anuario de Letras Modernas, n. 11, Facultad de Filosofía y Letras. UNAM, México, 2002-2003. pp. 149-161. Disponível em: <http://ru.ffyl.unam.mx:8080/jspui/bitstream/10391/1504/1/12_ALM_11_2002_2003_Anaya_149_161.pdf >.
GAY, Eunice Terezinha Piazza. A linguagem do humor e a produção de sentido no romance Uma casa para o Sr. Biswas, de Naipaul. Nonada, Porto Alegre, v. 12, p. 104-114. Disponível em: <http://seer.uniritter.edu.br/index.php/nonada/search/authors/view?firstName=Eunice&middleName=Terezinha%20%20Piazza&lastName=Gay&affiliation=UNISC>.
GONÇALVES, Glaucia Renata. Geografias Pós-Coloniais: Uma leitura de A Bend in the River, de V. S. Naipaul. In: Gláucia Renate Gonçalves; Graciela Ravetti. (Org.). Lugares Críticos: Línguas Culturas Literaturas. Belo Horizonte: Orobó Edições, 1998, v. 1, p. 241-248.
MATOS, Jacinta Maria. A educação (pós-)imperial de V. S. Naipaul. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 65, mai. 2003, p. 175-185. Disponível em: <http://rccs.revues.org/1190?lang=en>.
NAIPAUL, V.S. Os mímicos. Trad. Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. 319p.
__________. Guerrilheiros. Trad. Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. 232.p
__________. O enigma da chegada. Trad. Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. 344p.
__________. Um caminho no mundo. Trad. Anna Olga de Barros Barreto. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. 336p.
__________. Índia – um milhão de motins agora. Trad. S. Duarte São Paulo: Companhia das Letras, 1997. 408p.
__________. Entre os fiéis – Irã, Paquistão, Malásia, Indonésia – 1981. Trad. Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. 552p.
__________. Além da fé – Indonésia, Irã, Paquistão, Malásia – 1988. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. 552p.
__________. Meia vida. Trad. Isa Mara Lando. Companhia das Letras, 2002. 200p.
__________. O massagista místico. Trad. Alexandre Hubner. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. 224p
__________. Sementes mágicas. Trad. Alexandre Hubner. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. 264p.
__________. Uma casa para o sr. Biswas. Trad. Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010. 664p
__________. A máscara da África: Vislumbres das Crenças Africanas. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. 288p.
__________. Uma curva no rio. Trad. Carlos Graieb. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. 396p.
__________. Miguel Street. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. 224p.
PINTO, Julio Pimentel . A máscara da África. Muitas Vozes. Revista do Programa de Pós Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade da UEPG, v. 1, p. 153-154, 2012.
RABELO, Ana Maria Castelo Branco. A busca da ordem em The mimic man. f. 163. Dissertação (Mestrado em Literatura de Língua Inglesa) – Universidade Federal do Paraná (Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes), Curitiba, 1984. Disponível em: <http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/handle/1884/24420/D%20-%20RABELO,%20ANA%20MARIA%20CASTELO%20BRANCO.pdf?sequence=1>.
RAMOS, Neila Roberta Carvalho. A literatura pós-colonial e a construção da identidade feminina negra em A Cor púrpura de Alice Walker. In: Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades Educação, Saúde, Movimentos Sociais, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, 2009, Salvador-BA. Disponível em: <http://www.ses.uneb.br/anais/A%20LITERATURA%20P%C3%93S-COLONIAL%20E%20A%20CONSTRU%C3%87%C3%83O%20DA%20IDENTIDADE%20FEMIN.pdf >.
SOARES, Alessandro. Nobel das letras é de V.S. Naipaul. Diário do Grande ABC, São Paulo, 11 out. 2001. Disponível em: <http://www.dgabc.com.br/News/90000236492/nobel-das-letras-e-de-v-s-naipaul.aspx?ref=history>.






[[1]] É preciso também salientar que a fortuna crítica de Naipaul, em português, é quantitativamente superior a de muitos ganhadores do prêmio Nobel de Literatura (e mesmo de outros importantes escritores contemporâneos). A dissertação de Mariana Bolfarine, Espaço e metaficção em A house for Mr. Biswas (2011, p. 15-16), apresenta uma pequena fortuna crítica dos textos publicados no Brasil que, em parte, é complementada com a bibliografia deste artigo.