UMA ANÁLISE DOS VERSOS POÉTICOS DE THIAGO DE MELLO


      Francisca de Lourdes Souza Louro
Doutora em Crítica Literária
Universidade de Coimbra

   SOMENTE SOU QUANDO EM VERSO
1-      Minhas faces mais diversas
2-      são  labirintos antigos
3-      que me confundem e perdem.

 4- Meu pensamento perfura
5- muros de nada, à procura
6- do que não fui nem serei.

7- Ante a carne fêmea e branca
8- meu corpo se recompõe
9- ofertando o que não sou.

10- Meu caminhar e meus gestos
11- mal e apenas anunciam
12- minha ainda permanência.

13- Para chegar até onde
14- não me presumo, mas sou,
15- sigo em forma de palavra.

Resumo.

A crítica literária é uma prática singular da leitura que inclui sempre uma concepção, mesmo que inconsciente ou implícita, do que se chama a literatura. Assim, saber o que é e o que vale um texto nunca é um dado, e sim decorre de uma atividade complexa e necessariamente situada. ROGER (2002, p.07)
Em toda poesia, percebe-se uma estrutura e que se pode ler em “enes” modelos, escolheu-se este para oportunizar ao leitor mais uma opção. Na classificação que se propõe, visa-se tão somente o aspecto didático, sem pretensão alguma de firmar doutrina. Cabe ressaltar que, uma peça literária, pode apresentar características heterogêneas, identificadoras dos diversos gêneros e espécies empregados mutuamente.

Palavras-chave: Literatura, poesia, palavra, metapoesia, faces,


Observe que a poesia tem uma feição em seus elementos constitutivos.
1) Plano de expressão e conteúdo.
a) O texto poético de Thiago de Mello apresenta uma composição de forma fixa na estrutura dos versos:
            As cinco estrofes têm forma fixa/ uniforme e, a esse aspecto, pode-se chamar de isostrófica, por ter três versos- tercetos ou tríticos em cada estrofe. Este é um tipo especial de poema em terza rima.
            Versificação de caráter heterométrica, pois apresentam diferentes metros: 6, 9, 14 em sua metrificação / escansão diferenciadas, com seis sílabas (hexassílabo ou heroico quebrado). Nos demais versos são todos de sete sílabas / heptassílabos (redondilha maior), que dão melodia ao texto.
b) As rimas finais são brancas e soltas, são rimas chamadas imperfeitas.
No entanto, no interior do poema, há presença de fonemas sonoros /m /, / n /; linguodental, / f /, / d /; e bilabial / b /. Nos versos 5, 7, 14, 15 pode-se destacar a presença dos sons consonantais duplos e vibrantes das palavras com = / PR /, / VR /. As assonâncias são presentes nas vogais / a /, e /, /o / que dão leveza e clareza ao texto.
c- Quanto ao vocabulário:
            A presença do verbo “ser” nas conjugações pretérito perfeito “fui”, futuro do presente, “serei”; e no presente do indicativo “sou”. É característica deste verbo a oscilação entre o sujeito e o predicativo do sujeito, porém, o tempo da narrativa é dado à preferência ao pretérito, mas todos os verbos estão bem situados no tempo narrativo.  No tempo linguístico, o presente é o momento da fala, e este é seu eixo central. O passado e o futuro estão situados em pontos de vista para trás e para frente, respectivamente, a partir do referencial presente do discurso do eu lírico. A ordenação dos acontecimentos se dá, então, pelo meio da própria linguagem com a utilização do advérbio temporal “quando”, no corpo do nome da poesia.
            Destaca-se o uso abusivo dos Advérbios: até, ainda, mal, apenas, onde, nem, somente, quando, e a locução adverbial à procura de. Os advérbios têm caráter de palavras invariáveis e deve-se considerar a ideia que nele se encerra. Pode-se perceber que os mesmos podem funcionar adjetivamente, substantivamente, podendo ser advérbio relativo em alguns aspectos das ideias que o autor possa apresentar.
c) O nível sintático do texto está configurado na ordem direta. O= Sujeito + Predicado Verbal + Objeto Direto.
Uso de orações Subordinadas pela presença da conjunção “que” carregada de sentido consequente.
d) Ausência de Material sinestésico no texto. A sinestesia encontra-se numa mistura de sentidos numa mesma expressão de sensações percebidas. Neste poema não se percebe esse aspecto.
2) Plano de Conteúdo
a) O texto inicia com os três primeiros versos apresentando as palavras: diversos, labirintos, confundem que explicar-se-á pelo dicionário.
Diversos= pronome indefinido plural que pode significar “muitos”. No entanto, neste poema a palavra tem valor de adjetivo = “diferente”, “variado”. O que oferece vários aspectos de sentidos.
“Confundem”= verbo regular, transitivo; que pode significar: Misturar, emaranhar várias coisas, não distinguir; tomar uma pessoa ou uma coisa por outra: confundir o verdadeiro com o falso.
“Labirinto” = Pode-se dizer que o labirinto conduz o homem ao interior de si mesmo, a uma espécie de santuário interior escondido no qual reside o mais misterioso das pessoas humanas. Em sentido figurado: coisa complicada confusa, de difícil solução.
3) Camada textual
c) conceitual – por fazer referência aos problemas universais de todo poeta. A angústia de ser lido, perenizado através do texto.
4) Núcleo temático
b) circunstancial – o sujeito discute o fazer poético.
5) Eixo estrutural
a) da razão
6) leitura em função do estilo de época (moderna)
 Thiago de Mello dá característica moderna a sua poesia e como ele mesmo diz: “O meu livro no ingresso do reino das letras significou muito para mim, com ressonância dos desvãos mais íntimos do meu ser, a expressão de um compromisso de fidelidade”.
            Tal depoimento revela algumas das bases criativas do autor. Primeiro, estamos diante de um poeta que vê a poesia como algo visceralmente relacionado ao emissor, não a um sujeito unívoco, porque o autor se reconhece múltiplo: homem e poeta.  Ao contrário do que papagueiam os pingentes da rarefação vanguardista, o eu poético não é, para ele, uma ficção linguística. Segundo, a sua poesia tem um compromisso com os leitores, sendo uma forma de comunhão com eles. E, terceiro, ela circula dentro de um conceito de afetividade, próprio do homem amazônico.
O poeta pode ser definido como antiquado, realmente o seu verso não busca o novo, já que esta é uma estrutura antiga (estrutura de soneto), porém, pelo fato de revelar uma penetração em nossa realidade e num dado horizonte de recepção que não é tão comum, inovador, pode-se dizer que os versos têm beleza estética por dialogar em si mesmo.
Atinge a meta a que se propõe, consagra-se pelas palavras ao discutir o fazer poético em sua poesia, esta é a metapoesia. É um poeta à moda antiga, em que a formação intelectual só tinha sentido quando em contato direto com o mundo. Esta tradição se perdeu com a excessiva intelectualização do produtor contemporâneo, que se quer circulando apenas dentro de uma tradição cultural cosmopolita, ou seja, importada dos centros de prestígio.
Penso, realmente, na ideia de conversa, ou seja, numa literatura sem pretensão de criar um fechamento de linguagem, impossibilitando o trânsito por ela. De um modo geral, o livro é composto por crônicas poéticas. Em muitos momentos, não nos sentimos diante de um objeto artístico, mas sim numa roda de amigos, ouvindo a voz do poeta. E esta espontaneidade é buscada com rigor no
 “Trabalho com as palavras
como o carpinteiro, o ourives,
com a madeira e o metal”.

7) Diálogo com o texto (esta é uma  interpretação em função de outros tópicos analisados com a intervenção do universo cultural do leitor).
Zemaria Pinto na obra “O texto nu”  aponta para as  questões pertinentes sobre o leitor que deve ter dois comportamentos básicos: o de amador, que lê unicamente por prazer, sem nenhuma obrigação, e que pode, quando a leitura não lhe é agradável, abandonar o livro a qualquer momento; o profissional, aquele que lê por obrigação e que deve refletir sobre o que lê. Este leitor deve municiar-se de informação técnica suficiente para galgar os degraus da pirâmide da leitura. O leitor lê a obra literária, não se importando com as intenções do autor.
Umberto Eco em Seis passeios pelo bosque da ficção traz à tona o conceito de Autor-modelo e Leitor-modelo. O primeiro é aquele que, hipoteticamente, entende todas as razões e porquês dos elementos escritos no texto, ou seja, tem um domínio sobre sua própria obra. Representa um possível modelo de autor que constrói propositalmente cada detalhe do texto, seus conteúdos e lacunas. Já o Leitor-modelo é aquele que, também hipoteticamente, compreende toda a complexidade da obra, ou seja, entende todos os esquemas propostos pelo autor.
O poema em toda sua estrutura remete-se a própria construção poética: a gênese da criação. É nesse sentido que se entende o ofício de escrever como um ofício de viver. O poeta  tem o cuidado de datar e  o localizar para que o leitor tenha ideia do momento e do lugar onde se deu a inspiração poética, como  forma de valorizar a experiência, como no  texto em que o mesmo conta e canta a idade, o dia do aniversário de trinta anos. Escreve, a partir do exercício pleno do agora, sem se acovardar diante do futuro, do fim iminente ou dos problemas. Poesia é um fascínio diante da experiência, diante do universo, dos amigos, da sociedade, da palavra.
Quando o autor diz: Minhas faces mais diversas- não está falando da face do homem que designa seu rosto, sobre o qual se inscrevem seus pensamentos e sentimentos, pois a face é o símbolo do próprio ser de Deus ou de uma pessoa humana da qual ela é a manifestação. Por isso, infere-se que o verso: Minhas faces mais diversas está entremeado de sentido, de relação com o próprio texto na construção da poesia. Quem poderá ter essas faces? Face poética?  Face palavra? A enunciação pode assumir a responsabilidade pelos enunciados sem dizer eu, em se tratando de uma totalidade de discursos. Mas, sabe-se que a enunciação  se referencializa nos enunciados, por meio de avaliações e interpretações implícitas, de um narrador implícito a essa totalidade. Implicitamente, a enunciação chama para si a responsabilidade do que é dito na totalidade.
O mesmo ocorrerá com a palavra carne quando se percebe a interioridade crescente. O homem (o eu lírico) encontra-se dilacerado pela dupla tendência que o anima: de um lado, o desejo sincero de acertar, e de outro, uma vontade ineficaz. A carne branca poderá ser a folha  ainda em branco que em breve, nela se  revestirá o corpo do poema, as palavras que se deitarão no/e para sempre e no eterno do tempo que o compõe. Acreditamos que esse efeito emerge de uma norma, determinada por recorrências de procedimentos na construção do sentido, desde os níveis mais profundos  até os mais superficiais do percurso gerativo de sentido.  A carne mostra, também, os desígnios, o princípio mais profundo da pessoa humana, a sede do coração, entendido no sentido de princípio e de ação. A carne arrasta para baixo e disso resulta a necessidade constante de lutar contra as desordens que ela não cessa de produzir ( sentimento).  Partimos do princípio de que estilo é efeito de sentido e, portanto, uma construção do discurso.
O passado não vive senão na lembrança, e, lembranças, por si mesmas, criam em torno dos caracteres, dos acontecimentos e das ações uma atmosfera de generalidade que não deixa transparecer as particularidades externas acidentais. Daí a recorrência do passado no texto de Mello. Vê-se, por isso, a questão da referência do labirinto que tem origem na antiguidade, na figura mitológica que deu origem e significado: O Minotauro (touro de Minos)  uma figura mitológica criada na Grécia Antiga. Com cabeça e cauda de touro num corpo de homem, este personagem povoou o imaginário dos gregos, levando medo e terror. De acordo com o mito, a criatura habitava um labirinto na Ilha de Creta que era governada pelo rei Minos.
O mito do Minotauro foi um dos mais contados na época da Grécia Antiga. Passou de geração em geração, principalmente de forma oral. Pais contavam para os filhos, filhos para os netos e assim por diante. Era uma maneira dos gregos ensinarem o que poderia acontecer àqueles que desrespeitassem ou tentassem enganar os deuses. O labirinto é o entrecruzamento dos caminhos narrativos pelos quais o narrador não encontra saída e constituem-se em impasses: a essência do labirinto no texto é circunscrever no mesmo espaço possível, o mais complexo emaranhamento de veredas, retardar a chegada do viajante (leitor) ao centro do que deseja atingir. O labirinto anuncia a presença de alguma coisa preciosa ou sagrada, na poesia isso se dá quando o leitor consegue deslumbrar a preciosidade anunciada pelas palavras.
Labirintos, é a figura de mediação própria ao discurso mítico -  entre ser e a existência – torna-se uma paixão no contexto cultural em que a mediação verifica-se problemática, pois o numero de diversidade potencial  das manifestações  da  palavra que se faz poesia. O labirinto  oferta possibilidades interpretativas, e admite-se como princípio de coerência já que a poesia não se doa com aparente facilidade ao leitor, a menos que encontremos o seu segredo, reconheçamos as encruzilhadas e tenhamos o fio que nos conduzirá por seus trajetos. Ao usar a metáfora do labirinto no texto, o estudo, claro, sobre o hipertexto tem como objetivo desvendar os segredos, percorrer os trajetos, marcar encruzilhadas e confluências de uma linguagem nascente, aquela usada na comunicação, através da poesia que tem como fio condutor uma reflexão que nos permita encontrar saídas sem que nos percamos em críticas estabelecidas a priori ou em deslumbramentos equivocados, mapeando as possibilidades e limitações que o conhecimento oferece. A arte pode, pois, ser apreendida sob o ângulo de uma dupla história como se pode ver.

Vejamos nestas duas estrofes o referencial de possibilidades que os versos nos ofertam.

Nestes versos: 10-meu caminhar e meus gestos/11- mal e apenas anunciam /12- minha ainda permanência/13- Para chegar até onde/14- não me presumo, mas sou,/ 15- sigo em forma de palavra/.
Sabe-se que a poesia não tem nacionalidade, chega a todos os horizontes de todos os leitores, sem a barreira da identidade, seja aqui ou acolá, a magia do texto é um estado de genialidade absoluta e que se quer dominar o mundo físico do texto como veremos nos versos escolhidos abaixo.
A imaginação revela-se assim como um movimento que perpassa o universo neste ato de: Meu caminhar e meus gestos, mostra a habilidade do autor em apresentar a subjetividade que o verbo caminhar exorta no verso: andar nas bocas e na memória de cada possível leitor. É a ambiguidade humana que aflora nos seus versos. Os gestos são a subjetividade, isto é, do fato de que esse lampejo de luz poética, esse fenômeno, só tem existência para o sujeito que o percebeu e que fez dele, por um instante, o objeto exclusivo de sua consciência, sem isso o texto teria naufragado em sim mesmo. A prerrogativa fabuladora da imaginação dota o espírito de um caráter sugestivo e fantasioso que atribui ao texto a ilusão de existência, de perenidade. É o que Sartre alude: “A transição de uma ideia ou de uma imagem” em se percebe uma continuidade da vida pelo ato de caminhar. As imagens servem de âncora, como elemento catalizador da construção do pensamento, por um lado ele persevera no registro associacionista, por outro opera a metamorfose da consciência num conjunto de objetos (palavras), postulando-se como âncora, como elementos catalizadores da construção do pensamento.   
Sigo em forma de palavra, o que se comunica não é um conteúdo espiritual, são as condições de possibilidade de toda a comunicação, o que se faz o ser, o meandro, ver o mundo de maneira diferente. Sigo em forma de palavra está toda a verdade da arte, pura e simples na sua exatidão a que se limita chamar de imitação da natureza, a natureza poética que nada mais são que palavras na forma formam de discursos, e discursos caracterizam as pessoas, no caso do poeta é difícil reconhecê-lo como único, devido as suas múltiplas faces – (1º verso, entretanto, conhecendo bem o Thiago de Mello, homem que  escreve fácil o difícil, e dificulta o que seria fácil). A poesia imita a si mesma com versos poéticos, torna-se verdadeiramente filosófica numa condição de possibilidade de revelação do interior para o exterior remetendo-nos a sua interioridade subjetiva.
 Minha ainda permanência é a própria poesia que dialoga com o “eu profundo” o “si mesmo”, a “metapoesia”. Pode ser referência também ao fato de ele ainda continuar escrevendo, teve uma época em que ele disse que não escreveria mais, mas a poesia não quis deixá-lo, quem sabe aqui não está o título do poema. Thiago de Melo sempre buscou retratar o homem, e a imagem desse homem talvez seja ele mesmo, afinal o poema é de memória. É o poético que dialoga consigo mesmo e afirma-se como modelo de poesia filosófica. Colocar em evidência o estilo de Mello, por intermédio de metáforas, permite compreender o texto como universo simbólico.

13- Para chegar até onde / 14- não me presumo, mas sou, /15- sigo em forma de palavra.

Os três versos exposto nos referenda o trabalho poético que tem por objeto a palavra que não se presume, mas é, é a imaginação no seu mais alto grau poético, dizer sobre a palavra com  palavras.  O espantado leitor, atento e inquieto  percebe de imediato que as obras literárias exigem um olhar sobre a interioridade humana – ou que  simplesmente o autor  exercitou o ato criador por intermédio da linguagem. Assim, o espanto e a inquietação, a partir dos quais se engendra o olhar poético, logo perceberá que, o filosófico, não pode estar divorciado de uma apreensão habitual do mundo, presentificam-se, também, na gênese da obra literária.
O regime da ação baseia-se  na transformação contínua da conjuntura que faz uma ação ligar duas situações, a situação inicial e a situação final, como se percebe na estrofe final com o último verso: sigo em forma de palavra. Daí provém o alargamento da percepção que  consiste, efetivamente, numa incrementação  do poder criador da imaginação, o qual nos leva a uma dimensão sobre-humana, formando imagens que ultrapassam aquilo que nos habituamos a designar como real, embora sabendo que, a palavra, alarga nossa percepção estimulada pela emoção criadora,  e nos insere no irreal, que é o mundo proposto pelo  autor.

ROGER (2002. p,60) assevera que o estilo para o escritor, assim como a cor é para o pintor, não é uma questão de técnica, mas de visão. Ele é a revelação, impossível por meios diretos e conscientes, da diferença qualitativa que, se não existisse arte, continuaria sendo o eterno segredo de cada um.
Espero que o modo de abordar o problema não seja arbitrário. Nem todas as facetas podem ser vistas sob o mesmo ângulo. Cada Análise, cada Crítica tenta retratar ou a ausência, ou a característica individual sem deformar a perspectiva poética do texto. Porém, o que importa é a fertilidade desta perspectiva, ainda que seja precária como são hoje todas as perspectivas. Com este poema não se tentou apresentar uma teoria, mas sim uma série de hipóteses que, como todas as analogias entre as diversas artes, devem ser encaradas com certas reservas. Muito menos foi tentado apresentar um quadro completo das novas invocações. A tarefa da Crítica consiste menos em discernir o que faz a obra do que em identificar-se com ela. Encontrar maneiras de sentir e pensar é ver como elas nascem e morrem se é que morrem algum dia.


BIBLIOGRAFIA.
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LODGE, David. A arte da ficção. Trad. Guilherme da Silva Braga. Porto Alegre, RS: L&PM, 2009.
PAIVA, Rita. Subjetividade e imagem. A literatura como horizonte da filosofia em Henri Bergson. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, Fapesp, 2005.
PINTO, Zemaria. O texto nu; Teoria da literatura: Gênese, conceitos, aplicação. Valer Editora. Manaus, 2009.
ROGER, Jerôme. A Critica literária. Trad. Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002
TAVARES, Hênio Último da Cunha. Teoria literária. Villa Rica Editoras Reunidas
Limitada. Rio de Janeiro, 1996.
TEXTO/CONTEXTO I.  Anatol Rosenfeld. São Paulo: Perspectiva, 2006.( Debates; dirigida por J. Guinsburg)