NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO (Artigos, ensaios, resenhas e contos)
REVISTA O GUARI – ISSN 1983 - 6600

A revista O Guari recebe trabalhos (em língua portuguesa, inglesa e espanhola) de professores, graduandos e demais pesquisadores das instituições brasileiras de Ensino Superior.

Os textos devem ser enviados ao Conselho Editorial pelo correio ou por e-mail e deverão abranger a área de Letras, nas suas mais diversas ramificações.
As publicações serão classificadas em artigos de pesquisa, ensaios, resenhas de livros ou periódicos e produção literária (conto e poema).

Os textos enviados devem ser digitados em editor de texto Word 95 ou superior. Juntamente com o CD enviado dever-se-á anexar três cópias impressas, fidedignas ao hipertexto, além das cópias de imagens (em formato mpeg), ilustrações, mapas, gráficos.
Após o aceite do trabalho será emitida a carta de aceite.


1. Os arquivos deverão ser salvos na extensão "doc" ou "rtf", digitados em programa editor de texto no padrão do Microsoft Office Word, edição 98 ou superior.

2. Fonte Times New Roman 12 e espaçamento 1,5; parágrafo “automático”, alinhamento justificado.

3. Margens: superior 3 cm, inferior 3cm, esquerda 3cm e direita 3cm. Máximo de 15 Páginas.

4. Formato: título em negrito, centralizado, em letra maiúscula. Na linha abaixo, nome do autor colocado a direita em letra normal e negrito. Titulação e Instituição de Ensino devem ser indicados logo abaixo ao nome.

Exemplo:

RELAÇÕES INTERNACIONAIS E CIÊNCIAS SOCIAIS: UMA VISÃO CIENTÍFICA
Fulano de Tal
(FAFIUV)
5. Apresentar resumo com até dez linhas, fonte Times New Roman, tamanho 10; e 3 palavras-chave em português (apenas para artigos). Os artigos em inglês e/ou espanhol devem apresentar, também, um resumo em português.
6. Os textos não deverão conter tabulação, colunas ou separação de sílabas hifenizadas.

7. As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências das mesmas devem indicar entre parênteses nome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação e páginas, por exemplo: Souza (1993, p.11-14).
Exemplo:
Segundo Souza (1993, p. 11-14): “a terra está em pleno aquecimento global”.

8. As citações a partir de quatro linhas devem estar em Times New Roman 10, com recuo esquerdo de 4 cm.
Exemplo:
De acordo com Souza (1993, p. 11-14):

O estudo deve propiciar o contato e o trabalho do aluno com diversificados textos utilizados em situações de interação comunicativa o mais variado possível. Portanto, se a comunicação acontece sempre por meio de textos, pode-se dizer que, se o objetivo de ensino de língua materna é desenvolver a competência comunicativa, isto corresponde então a desenvolver a capacidade de produzir e compreender textos nas mais diversas situações de comunicação.


9. O tamanho máximo de arquivo aceito é de 1.0 MB. Caso seu trabalho contenha imagens, estas devem estar dimensionadas as margens e gravadas no próprio documento. Em HIPÓTESE ALGUMA SERÃO ACEITOS arquivos que ultrapassem este tamanho de arquivo.
10. O uso de notas de rodapé deve ter apenas o caráter explicativo/complementar e estas devem ser numeradas em algarismos arábicos seqüenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.).

11. As referências bibliográficas deverão ser colocadas no final do texto e deverão respeitar as regras da ABNT, dispostas em ordem alfabética por autor.

Exemplo:
TAL, Fulano de. Pré-história e luta de poderes. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2004

12. As páginas devem ser numeradas, com exceção da primeira.
13. Os poemas terão normas livres de letras e fontes, desde que não ultrapassem o tamanho proposto de 1.0 MB e/ou 15 páginas.